EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO

Caminhos e caminhantes que se encontram – diálogos com brandão

Autores

  • Guilherme Goretti Rodrigues
  • Simone Ribeiro
  • Dileno Dustan Lucas de Souza

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v11n21-2024-295

Palavras-chave:

Educação Popular; Educação do Campo; Movimentos sociais populares

Resumo

A Educação Popular e a Educação do Campo são viscerais para se entender os processos de organização e luta dos Movimentos sociais populares, pois carregam uma importante história não só para a educação brasileira, mas nos processos de resistência contra o avanço perverso do capitalismo. Resgatar o seu debate e, mais ainda, defender a Educação Popular como princípio educativo é criar possibilidades histórico-concretas para a emancipação e libertação humana, em um movimento de construção da hegemonia da classe trabalhadora. Nesse sentido, o intelectual e militante Carlos Rodrigues Brandão aparece como referência central para este artigo, que tem como objetivo situar momentos da trajetória da Educação no Brasil, trazendo as reflexões de Brandão em sua trajetória de pensador sobre e com os Movimentos sociais populares, focando nas relações entre a Educação Popular e a Educação do Campo.

Biografia do Autor

Guilherme Goretti Rodrigues

Geógrafo. Doutor em Educação e professor da Rede Municipal de Juiz de Fora-MG.

Simone Ribeiro

Pedagoga. Doutora em Educação e professora do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF

Dileno Dustan Lucas de Souza

Pedagogo. Doutor em Educação e professor da Faculdade de Educação da UFJF.

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Publicado

2024-08-23

Edição

Seção

DOSSIÊ HOMENAGEM A CARLOS RODRIGUES BRANDÃO: Parte 1