JÚRI-SIMULADO SOBRE COTAS RACIAIS

Uma experiência de aula universitária em uma perspectiva decolonial

Autores

  • Mônica Maria Teixeira Amorim Unimontes
  • Renan de Souza Nascimento Unimontes
  • Daniel Bergue Pinheiro Conceição UEMA

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v10n20-2023-285

Resumo

Neste texto nos propomos a realizar um relato de experiência para socializar nossas vivências com a prática do “Júri Simulado: Cotas raciais na universidade pública brasileira”, de modo a contribuir com reflexões em torno da possibilidade de construção de uma aula universitária pautada em uma educação emancipatória e decolonial. O trabalho contempla a descrição da técnica, seus objetivos, organização e desenvolvimento, além de trazer o diálogo com autoras e autores que a técnica empregada suscitou e que se alinham com o debate tão atual e necessário sobre as cotas raciais.

Palavras-chave: Júri-Simulado. Cotas Raciais. Aula Universitária. Decolonialidade.

Biografia do Autor

Mônica Maria Teixeira Amorim, Unimontes

Doutora em Educação pela UFMG. Professora do PPGDS/Unimontes e do PPGE/Unimontes.  

Renan de Souza Nascimento, Unimontes

Mestre em História Social pelo PPGH/Unimontes.

Daniel Bergue Pinheiro Conceição, UEMA

Mestre em Educação pelo PPGE-UEMA.

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Publicado

2024-05-24

Edição

Seção

DOSSIÊ LEITURAS DECOLONIAIS II: Novas práticas nas Humanidades e no Ensino