ENSINO DE FILOSOFIA E DECOLONIALIDADE

Conteúdos e Métodos

Autores

  • José Benedito de Almeida Júnior UFU
  • Carlos Antônio dos Santos Rede Estadual de Educação MG

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v10n20-2023-283

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos de um ensino de Filosofia numa perspectiva decolonial. Em primeiro lugar, apresentamos alguns elementos que demonstram ser a filosofia europeia epistemicida em relação a outras formas de pensamento e como esta postura impactou a concepção de filosofia e de ensino de filosofia no Brasil, colocando-nos sempre numa posição de subalternidade marcada por um eterno atraso. Posteriormente, passamos a analisar o que seria a decolonialidade e como, a partir desta noção, podemos reorientar conteúdos e métodos do ensino de filosofia no Brasil. Em relação aos conteúdos destacamos a importância de se abordar temas como o combate ao machismo, racismo, homofobia, transfobia, democracia e liberdade de expressão. Em relação aos métodos, destacamos a importância de tomar como eixo orientador do conteúdo dos planejamentos, temas de alta relevância para nossa realidade.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Decolonialidade. Temas de Filosofia.

Biografia do Autor

José Benedito de Almeida Júnior, UFU

José Benedito de Almeida Júnior, é Doutor em Filosofia, professor do Programa e do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador dos projetos “As máscaras do sagrado” e “A jornada do herói e o simbólico contemporâneo”.

Carlos Antônio dos Santos, Rede Estadual de Educação MG

Carlos Antônio dos Santos é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Rede Estadual de Educação em MG. Coordenador Projeto Africanidades no espaço escolar e Professor orientador no Projeto Afrocientista.

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Publicado

2024-05-24

Edição

Seção

DOSSIÊ LEITURAS DECOLONIAIS II: Novas práticas nas Humanidades e no Ensino