ENSINO DE FILOSOFIA E DECOLONIALIDADE
Conteúdos e Métodos
DOI:
https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v10n20-2023-283Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos de um ensino de Filosofia numa perspectiva decolonial. Em primeiro lugar, apresentamos alguns elementos que demonstram ser a filosofia europeia epistemicida em relação a outras formas de pensamento e como esta postura impactou a concepção de filosofia e de ensino de filosofia no Brasil, colocando-nos sempre numa posição de subalternidade marcada por um eterno atraso. Posteriormente, passamos a analisar o que seria a decolonialidade e como, a partir desta noção, podemos reorientar conteúdos e métodos do ensino de filosofia no Brasil. Em relação aos conteúdos destacamos a importância de se abordar temas como o combate ao machismo, racismo, homofobia, transfobia, democracia e liberdade de expressão. Em relação aos métodos, destacamos a importância de tomar como eixo orientador do conteúdo dos planejamentos, temas de alta relevância para nossa realidade.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Decolonialidade. Temas de Filosofia.
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