EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO A PARTIR DE BELL HOOKS
DOI:
https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v10n20-2023-282Resumo
Neste artigo pretendo reflectir e discutir sobre a educação e prácticas pedagógicas inovadoras desde a perspectiva contemporânea de bell hooks. A proposta educativa torna-se um elemento transformador e emancipador social e político tendo como base as conexões entre a teoria e a práctica das acções políticas próprias do movimento afrofeminista. É necessário (re) pensar a educação como uma práctica para a liberdade. Transgredir as fronteiras da educação e dos meios didácticos é um desafio para a educação contemporânea, a tarefa consiste em romper e desconstruir a escola tradicional e as suas prácticas opressoras. Pretende-se de um modo geral, conceitualizar e analisar as diversas concepções de uma educação como um modo de aprender em liberdade. De um modo específico, procura-se explicar e identificar que a educação cria as bases para uma consciência individual e colectiva; comprender que essa mesma educação humanista e inclusiva cria os mecanismos didácticos para uma igualdade entre mulheres e homens. A pedagogia engajada possibilita a criação de um espaço de dialógo e de aprendizagem colectiva e a construcção de uma educação que se baseia em valores éticos e humanos. Esta práctica pedagógica possibilita o desenvolvimento integral e autônomo do sujeito em toda a sua complexidade. A concepção e contribuição educativa de bell hooks traz uma abordagem de pensarmos em educar para gerar uma consciência crítica sobre o processo de aprendizagem que permite a criatividade e o encontro com o conhecimento. Ao mesmo tempo incentiva que mais mulheres possam encontrar a sua própria voz dentro da criação de uma consciência colectiva em relação ao forças opressivas do patriarcado.
Palavras-chave: Educação. Pedagogia. Afrofeminismo. Consciência Social. Filosofia Política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.