PESQUISA PARTICIPANTE E EDUCAÇÃO POPULAR

A importância de Carlos Rodrigues Brandão em nossa vida

Autores

  • Fernanda dos Santos Paulo Associação de Educadores Populares de Porto Alegre
  • Dilmar Luiz Lopes FACED-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v11n21-2024-275

Resumo

Este artigo busca destacar a contribuição de Carlos Rodrigues Brandão para o campo da pesquisa participante, especialmente em relação à sua interseção com a educação popular na vida de dois pesquisadores. O caminho metodológico seguido foi pesquisa bibliográfica e documental (BRANDÃO, 1981,1983, 1984).  Através da leitura e análise discursiva, busca-se compreender a relevância de Brandão no contexto da pesquisa participante na América Latina, bem como as intersecções desse aporte teórico na investigação em territórios quilombola e da Educação Popular. A pesquisa participante realizada em territórios quilombolas no Rio Grande do Sul, especificamente nas comunidades de São Miguel e Rincão dos Martimianos, teve como objetivo compreender a educação quilombola nestas comunidades, levando em conta suas peculiaridades culturais e históricas. Já a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre vem realizando um processo de pesquisa participativa mediante os cursos de extensão para educadores sociais na perspectiva da Educação Popular. O que culmina no primeiro curso de graduação gratuito e público destinado a estes profissionais em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Alvorada.  Um processo democrático e colaborativo de construção curricular, que respeita, eleva os saberes dos educadores sociais, alinhando-se estreitamente com os ideais da Educação Popular.

Biografia do Autor

Dilmar Luiz Lopes, FACED-UFRGS

Educador popular. Docente da FACED-UFRGS

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Publicado

2024-08-23

Edição

Seção

DOSSIÊ HOMENAGEM A CARLOS RODRIGUES BRANDÃO: Parte 1