OS DILEMAS DA MÚSICA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO NEGRO NA REALIDADE SOCIAL DO CONGADO

Autores

  • Gerson de Sousa UFU

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v10n19-2023-262

Palavras-chave:

Identidade. Congado. Cultura. Memória. Estudos Culturais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os dilemas e as contradições no processo de construção da identidade do negro, por meio da música, a partir da realidade social do Congado. A análise se fará por meio da linha teórica dos Estudos Cultural, tendo como método o dialético e a abordagem da análise cultural. A proposta é compreender a música a partir do materialismo cultural e da memória subterrânea para verificar como os homens e mulheres negros edificam suas produções de sentido em uma das formas expressivas do Congado. A música demarca os sentidos da existência do negro e a luta de resistência a um poder estrutural que o violenta.
Palavras-Chave: Identidade. Congado. Cultura. Memória. Estudos Culturais.

Biografia do Autor

Gerson de Sousa, UFU

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Docente do curso de Jornalismo e do Programa de Mestrado Profissional PPGCE da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisa na área de Comunicação, Cultura, Memória e Velhice.

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Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

DOSSIÊ LEITURAS DECOLONIAIS I: Novas práticas nas Humanidades e no Ensino