IMPACTOS E IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO HOMEM INTEGRANTE/INTERVENTOR

Autores

  • Rodolfo Fares Paulo
  • Edvaldo Sant`Ana Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v6n12-2019-143

Palavras-chave:

Meio ambiente. Integrante/interventor. Impactos socioambientais.

Resumo

O trabalho propõe uma reflexão sobre o papel do homem e sua relação simbiótica com a natureza em meio ao debate da politica ambiental brasileira vocalizada pelo Estado e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Para tanto, tem como objetivo questionar o papel do homem como integrante/interventor da natureza e suas complexas implicações socioambientais. Com metodologia de pesquisa qualitativa, contribui com o debate e construção coletiva de soluções a partir de uma abordagem política-ideológica que perpassa o surgimento das cidades, a industrialização à contemporaneidade. Nesta construção dialética que agrega o Estado, sociedade e cidadão no espírito democrático, se intenta minimizar as diferenças e ampliar canais de diálogo que possibilitem proposições para compreensão da relação homem/natureza e promoção da responsabilidade socioambiental.

Biografia do Autor

Rodolfo Fares Paulo

Coordenador do Curso de Direito da Faculdade de Sinop - FASIP. Professor do Curso de Direito, na Faculdade de Sinop - FASIP, ministrando as disciplinas de Teoria Geral do Direito e Direito Administrativo II. Mestre-bolsista (CAPES/PROSUP Modalidade 1) em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília/SP - UNIVEM. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Euripedes de Marília (2009).Advogado inscrito na OAB/MT sob o nº 17.333.

Edvaldo Sant`Ana Lourenço

Professor bacharel/licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Uberlândia - PUC/MG (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016) na linha de pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação. Educador e Gestor de Social. Membro do Núcleo de Pesquisa em Empreendedorismo Social (2010/2018). Atualmente professor universitário do Curso de Direito, na Faculdade de Sinop – FASIP e UNEMAT (Universidade Estadual do Mato Grosso). Tem experiência nas áreas de educação superior e gestão social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, filosofia jurídica, economia política, biopolítica e relações de poder.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Edição

Seção

DOSSIÊ O SAGRADO E O MEIO AMBIENTE II: Sínodo da Amazônia e Biomas Brasileiros