O PARFOR COMO UM ESPAÇO CARREGADO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA MULHERES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT/ ARRAIAS – TO

Autores

  • Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem
  • Leila Chalub Martins

Resumo

Resumo

Este artigo busca compreender os sentidos e significados construídos pelas professoras/acadêmicas do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação dosProfessores do Magistério da Educação Básica - PARFOR – oferecido pela Universidade Federal do Tocantins – UFT/Arraias – TO. O referencial teórico desta investigação está baseado em diferentes autores como Louro (1989), Nóvoa (1995), Tardif (2002), que vem abordando a formação docente em seus estudos. A metodologia aplicada é a abordagem qualitativa, e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário que com questões fechadas acerca dealguns dados pessoais questões abertas sobre os motivos, os significados da formação inicial. Os sujeitos foram 29 professoras/acadêmicas do curso de Pedagogia PARFOR. Após a leitura do material de coleta, foram organizadas algumas categorias de análise o que contribuiu para aprofundar nas análises, apontando para novas perspectivas de pesquisas nesse campo.

Palavras-chave: Formação Docente. Significado. Parfor. Gênero.

 

 

 

Abstract

This article seeks to understand the meanings constructed by these teachers / academic course of Pedagogy of the National Plan of Training of the Magisterium of the Basic Education Teachers - PARFOR - offered by the Federal University of Tocantins - UFT / Arraias - TO. The theoretical framework for this research is based on different authors as Blonde (1989), Nóvoa (1995), Tardif (2002), which is addressing teacher training in their studies. The methodology used is the qualitative approach, and instruments used for data collection was the application of a questionnaire with closed questions about some personal data open questions about the reasons, the meanings of initial training. The subjects were 29 teachers / academic course of PARFOR Pedagogy. After reading the collection of material, were organized some categories of analysis which helped to deepen the analysis, pointing to new vistas of research in this field.

Keywords: Teacher Training. Meaning. Parfor.

Biografia do Autor

Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem

Doutoranda em educação pela UNB, professora adjunta da UFT/Arraias TO.

Leila Chalub Martins

Doutora em Ciências Sociais UNB, professora associada da UNB.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

ARTIGOS