J.-P. AUDET ESBOÇO HISTÓRICO DO GÊNERO LITERÁRIO DA “BENDIÇÃO” JUDAICA E DA “EUCARISTIA” CRISTÃ Revue Biblique, 65 (1958), p. 371-399
DOI:
https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v12n23-2025-320Resumo
A seção Fórum deste número apresenta uma tradução de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento de um longo artigo de J. -P. Audet, sobre a relação da eucaristia com a bendição judaica. Trata-se de uma visão da eucaristia um tanto incomum e que teria sido encoberta ao longo da história. É possível que os mais conservadores se sentissem incomodados com essa interpretação não muito corrente, uma vez que esse tema era abordado e alinhado à tradição da patrologia cristã latina e grega, representada, por exemplo, por São Justino, Irineu e Agostinho. A tradução de Nascimento, como ele mesmo informa, é bastante literal e aceita sugestões. O artigo é aqui publicado também no original (em breve), com o objetivo de ajudar na avaliação e nos comentários da tradução pelos leitores. Em seu estudo, Jean-Paul Audet mostra uma espécie de paralelo histórico entre a “bendição judaica” e a “eucaristia cristã”, que será comentado pelo professor medievalista Márcio Fernandes da Cruz. A “bendição” é considerada inicialmente a partir do termo judaico “beraká” e posteriormente pelo termo “eucaristia”, sendo o primeiro uma fundamentação do segundo. Esta publicação é aberta a debates e opiniões de novos comentaristas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.





