A PESQUISA PARTICIPANTE INSPIRADA EM CARLOS BRANDÃO

A prática pedagógica do PROEJA, em escolas de Salvador

Autores

  • Teresa Cristina Neris Mendes MPEJA-UNEB
  • José Humberto da Silva MPEJA

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v11n21-2024-296

Palavras-chave:

pesquisa intervenção em educação, pesquisa participante, roda de conversa educação.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar a pesquisa participante, com base nas ideias de Carlos Brandão e Paulo Freire, no contexto da pesquisa apresentada ao Mestrado Profissional da Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com uma abordagem metodológica envolvendo a revisão bibliográfica e a intervenção, de caráter qualitativo e análise da fala de entrevistados, a partir dos argumentos de Brandão (2021) e Freire (1981; 2022), que consideram as vozes participantes, em roda de conversa, da investigação de significativa importância para elucidação do problema pesquisado, pois a fala dos interessados pode contribuir na elaboração de diagnósticos e soluções próximas da realidade concreta, motivadora da investigação.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Neris Mendes, MPEJA-UNEB

Graduada em História e em Pedagogia. Mestre em Educação (MPEJA-UNEB). Professora da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa FORTIS–Formação, Trabalho e Identidades.

José Humberto da Silva, MPEJA

Doutor e Pós-Doutor em Educação – UNICAMP. Professor titular da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, Campus I/DEDC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA).

Downloads

Publicado

2024-08-23

Edição

Seção

DOSSIÊ HOMENAGEM A CARLOS RODRIGUES BRANDÃO: Parte 1