DECOLONIZANDO METODOLOGIAS

O Projeto “Costurando Saberes” no IFRO Câmpus Porto Velho Calama

Autores

  • Ricardo Valim IFECTR
  • Domingos Perpetuo Alves Soares IFRO

Resumo

O presente artigo analisa a implementação e o desenvolvimento do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Porto Velho Calama no ano de 2023, caracterizando-se como propulsor para a iniciação científica, estimulando a formação de novos pesquisadores acadêmicos oriundos do Curso de Engenharia Química, a partir de temas contemporâneos, integrando conhecimentos filosóficos com os temas transversais do currículo. O arcabouço teórico do Projeto apreendidos pelos alunos nas aulas de Filosofia revelaram a importância da formação humanística para o perfil dos futuros engenheiros químicos. Conclui-se que projetos que visem ao estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a ser melhor aceitos e compreendidos. Projetos, como este, que partem da realidade de cada discente, são bem sucedidos pois explicitam sentido e permitem ao discente ser protagonista de sua pesquisa e de sua formação profissional. Desta forma, decoloniza-se os saberes reconhecendo as especificidades próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de impedir-lhe a criatividade e protagonismo.

Palavras-chave: Educação; Protagonismo; Autoria; Autenticidade; Epistemologias.

Biografia do Autor

Ricardo Valim, IFECTR

Mestre em Filosofia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Câmpus Porto Velho Calama, Rondônia, Brasil.

Domingos Perpetuo Alves Soares, IFRO

Mestre em Educação, Pedagogo e Assessor Pedagógico de Ensino - DAPE do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Câmpus Porto Velho Calama, Rondônia, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Edição

Seção

DOSSIÊ LEITURAS DECOLONIAIS II: Novas práticas nas Humanidades e no Ensino