LEITURAS DECOLONIAIS - Parte II

Novas práticas nas Humanidades e no Ensino

Autores

  • Ivete Batista da Silva Almeida UFU
  • José Benedito de Almeida Júnior UFU

Resumo

A partir do final do século 20 e início do século 21, emerge sobretudo na América Latina um intenso debate crítico sobre a colonialidade, resultando no que agora é conhecido como pensamento decolonial. Após enfrentar anos de supressão de seus conhecimentos locais e tradicionais, a intelectualidade latino-americana começou a desenvolver um pensamento crítico em relação às influências e legados da colonização em suas várias formas. Esses esforços para desconstruir a colonização e promover uma epistemologia verdadeiramente enraizada na realidade local e na interpretação desta pelos próprios habitantes dos territórios regionais, hoje, perpassa as discussões e a produção de conhecimento em diferentes áreas do saber.

Biografia do Autor

Ivete Batista da Silva Almeida, UFU

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo – USP. Docente do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Coordenadora do Centro da Memória da Cultura Negra “Graça do Aché”, da UFU.

José Benedito de Almeida Júnior, UFU

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. Pós-doutor em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (PNPD/CAPES). Professor do Instituto e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFU. Atua em pesquisas sobre as relações entre Ética, Política e Religião. Publicou vários livros.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Edição

Seção

Apresentação