PERSPECTIVAS DECOLONIAIS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
A formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v10n19-2023-260Palavras-chave:
Formação Inicial Docente. Estudos Decoloniais. Educação Antirracista.Resumo
O presente texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre experiências enquanto docente responsável pela disciplina “Educação para as relações etnicorraciais” em curso de Licenciatura, buscando realizar reflexões quanto a necessidade de construir propostas que possibilitem a formação de docentes sensíveis e comprometidos com uma educação emancipatória. Para tanto, a articulação do trabalho com as concepções de autores e autoras que trazem propostas relacionadas às Perspectivas decoloniais e Educação antirracista se fazem fundamental no processo de formação inicial do docente. Por meio das observações realizadas no decorrer da disciplina e análise de relatórios produzidos pelos licenciandos, futuros docentes , o a proposta do artigo se fundamenta na necessidade de subsidiar futuros docentes nas discussões e ações referente às rupturas epistemológicas e superação do modelo monocultural , considerando o papel da universidade neste processo.
Palavras-chave: Formação Inicial Docente. Estudos Decoloniais. Educação Antirracista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.