A EMERGÊNCIA DA INTERSECCIONALIDADE NOS DEBATES SOBRE DEFICIÊNCIA

Contribuições de pensamentos decoloniais latino-americanos

Autores

  • Ícaro Belém Horta UFMG
  • Ana Maria Alves Saraiva UFMG
  • Josiane Pereira Torres UFMG

DOI:

https://doi.org/10.46731/RELICARIO-v10n19-2023-259

Palavras-chave:

Deficiência. Decolonialismo. Interseccionalidade. Educação Especial. América Latina.

Resumo

Nos estudos sobre a América Latina, muitas particularidades são deixadas de lado, ao pensar nas particularidades, questões voltadas à raça, ao gênero e ao capital que algumas desigualdades vão emergindo. Porém, outra categoria também reforça a alteridade: a deficiência. Com base em um cenário brasileiro, o artigo busca evidenciar como pensamentos decoloniais latino-americanos permitem pensar contextos interseccionais nos estudos da Educação Especial. Parte-se de uma metodologia quanti-qualitativa, com os dos dados de matrículas de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), ancorando-se em referenciais teóricos decoloniais. Verifica-se a necessidade de políticas e medidas que abrangem a interseccionalidade nas realidades latinas.
Palavras-chave: Deficiência. Decolonialismo. Interseccionalidade. Educação Especial. América Latina.

Biografia do Autor

Ícaro Belém Horta, UFMG

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação. Faculdade de Educação/FaE-UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Ana Maria Alves Saraiva, UFMG

Professora adjunta da Faculdade de Educação (FaE) e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Mestrado Profissional (Promestre) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora no campo das desigualdades educacionais e da docência e gestão em territórios vulneráveis. Integrante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG).

Josiane Pereira Torres, UFMG

Professora adjunta da Faculdade de Educação (FaE), Departamento de Administração Escolar (DAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Integrante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

DOSSIÊ LEITURAS DECOLONIAIS I: Novas práticas nas Humanidades e no Ensino