CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO | LEITURAS DECOLONIAIS II : Novas práticas nas Humanidades e no Ensino

2023-09-14

Chamada-Decoloniais-2-reduziado.png

Caros colaboradores e leitores da Revista Relicário!

Convidamos todos(as) pesquisadores (as) a contribuir com esse dossiê.

Os artigos deverão ser enviados para os coordenadores do dossiê e, se possível, submetidos no site da Revista, cujo link se encontra na ementa abaixo. Caso não seja possível, a própria equipe da revista fará a submissão.

2023/2

DOSSIÊ LEITURAS DECOLONIAIS II : Novas práticas nas Humanidades e no Ensino

jul./ dez. 2023 – v. 10 n. 20

Submissão até 30 de novembro de 2023

Coordenadores deste número:
Ivete B. S. Almeida – Editora convidada para este número - ivetebsalmeida@gmail.com;
José Benedito de Almeida Júnior – Editor convidado para este número - jbeneditoalmeida@gmail.com.
Dulcina Tereza Bonati Borges – Diretora da revista – dulcinabb@uol.com.br
Vani Terezinha de Rezende - Editora responsável - vanizen@gmail.com

A temática é multidisciplinar e aberta a abordagens diversas, históricas, religiosas, filosóficas, éticas e outras, desde que estejam de acordo com os requisitos científicos de publicação de textos e a linha editorial da Revista. Aceitam-se também ensaios e relatos de experiências pessoais acompanhados de documentação apropriada.

Ementa:

A Revista Relicário do Museu de Arte Sacra – MAS, Diocese de Uberlândia, abre chamada para receber artigos para compor o Dossiê LEITURAS DECOLONIAIS: Novas práticas nas Humanidades e no Ensino,  que será organizado pela Profa Dra Ivete Batista da Silva  Almeida e pelo Prof Dr José Benedito de Almeida Júnior. O Dossiê terá por eixo transversal e estrutural as perspectivas de pesquisa e análise do pensamento decolonial nas Humanidades e sobretudo, no Ensino. Os conceitos de colonialidade, modernidade, decolonialidade, dentre outros, abrem portas e apresentam perspectivas analíticas que permitem uma compreensão mais ampla das questões que envolvem as relações sociais e estruturais nas sociedades do Sul Global.

Na recente e sólida trajetória da construção do pensamento decolonial, vários são os intelectuais que deram suas contribuições, de Enrique Dussel, aos latino-americanos Aníbal Quijano, Walter Mignolo e Ramón Grosfoguel, tendo ainda, o movimento, a importante presença das pesquisadoras mulheres, como a brasileira Vera Candau, a norte-americana radicada no Equador Catherine Walsh, a nigeriana Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí e a indiana Vandana Shiva, dentre outras. O objetivo do pensamento decolonial é apontar a necessidade e os caminhos para a construção de um conhecimento que abandone as premissas e estruturas eurocêntricas outrora criadas como verdades e paradigmas universais.

Este dossiê tem como objetivo explorar as possibilibidades de produção de conhecimento em perspectiva decolonial, as pedagogias decoloniais, as histórias daqueles que foram silenciados e o desvelamento das estruturas que mantém vivo o racismo estrutural. Para tal, convidamos pesquisadores e pesquisadoras a contribuírem, apresentando suas reflexões e estudos sobre a temática.

Para mais informações e diretrizes, acesse o link do site da revista: https://revistarelicario.museudeartesacrauberlandia.com

Siga-nos nas nossas Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/revrelicario

Instagram: https://www.instagram.com/revrelicario/

Twitter: https://twitter.com/revrelicario

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaQInNIv9Sv9p8ECh0DIqwg

 

Capa:

Girl Balancing Knowledge III, 2017 : Yinka Shonibare CBE : Artimage

 

Diretora da Revista – Dulcina Tereza Bonati Borges

Editora Responsável – Vani Terezinha de Rezende